Diferentes rituais de cerimônias de casamento e seus significados!

A cerimônia de casamento é um momento muito aguardado tanto pelos noivos quanto pelos convidados. Todos ficam ansiosos para ver o vestido da noiva, o olhar emocionado do rapaz ao ver a amada, o beijo apaixonado, as declarações de amor e as tantas surpresas que os aguardam. A celebração pode ganhar ainda mais beleza, significado e personalidade quando o casal e o celebrante de casamento incluem algum tipo de ritual durante a cerimônia de casamento.foto-gabriel-de-faria

Conheça ritos lindos utilizados em cerimônias de casamento, descubra o significado de cada um deles e escolha o que tem mais a ver com você e seu amor. “Antes de  inserir um ritual específico em uma cerimônia, é preciso entender se o símbolo escolhido faz realmente sentido para o casal. Por isso, é importante avaliar todas as possibilidades e levar em consideração se o objeto escolhido – vaso de areias, velas, árvore etc – será guardado com carinho pelo casal nos anos seguintes”, diz a celebrante de casamento Babi Nascimento. “Os rituais não dispensam a cerimônia com troca de votos e alianças”, acrescenta o celebrante Cláudio Tôledo.

Cerimônia das areias

É um ritual colorido e belo, ideal para noivos de culturas ou religiões diferentes. Cada noivo derrama em um único vidro areias de cores diferentes, para representar a singularidade do casal e indissolubilidade do casamento. Afinal de contas, o desenho formado é único e é praticamente impossível separar os grãos de areia novamente.

“Uma variação desse ritual é incluir pais e padrinhos. Então, cada um deles dirige-se aos noivos manifestando uma intenção para o casal e despeja um pouco de areia colorida no vidro maior”, diz Cláudio Tôledo. Já o celebrante Maurício Macri, complementa dizendo: “Normalmente, não faço só com o casal. Tento transformar este momento em um ritual de gratidão, onde os pais e padrinhos depositam suas intenções no casal. Peço para os pais colocarem a areia primeiro, pois eles são a base, são os valores que o casal vai levar para a vida e nós precisamos honrar essa família. Depois noivos e padrinhos vão complementando, em um grande ato de gratidão entre todos”.

Ao final da cerimônia, os noivos podem levar o vaso com as areias coloridas para decorar um canto especial da casa.

Ritual da árvore

A cerimônia envolve o plantio de uma árvore pelos noivos, representando cultivo do amor, prosperidade e fertilidade. Da mesma maneira que o casal tomará conta da planta que verá crescer no quintal de casa, também precisará cuidar da relação.

“A terra e a água podem ser trazidas por representantes das duas famílias, simbolizando a ancestralidade dos noivos; as sementes de amor-perfeito podem vir ao altar juntamente com as alianças, simbolizando a nova família que nasce”, sugere o celebrante Cláudio Tôledo. foto-defoto-estc3badio

Cerimônia dos balões

Cada convidado recebe um balão com gás hélio. Celebrante pede que cada um dos presentes mentalize um desejo para os noivos e, então, os balões são soltos e sobem aos céus com as intenções para o casal.luis-tenza

Rito da caixa de vinho

Essa linda cerimônia faz uma referência à melhor qualidade do vinho e do casamento com o passar do tempo e com o cuidado dispensado à preservação dos dois. Nessa cerimônia, o celebrante coloca uma boa garrafa de vinho e cartas escritas pelos noivos, familiares próximos, pais, padrinhos e madrinhas em uma baixa bem bonita. Depois, lacra a caixa sem que os noivos tenham acesso ao que foi escrito.

A caixa deverá ocupar um lugar de destaque na residência do casal e fará os noivos se recordarem do projeto de amadurecimento da relação e compromisso assumido por eles de fazer com que o casamento se torne ainda mais incrível a cada comemoração de bodas. Os noivos devem escolher em que ano abrirão a caixa para a leitura das caixas, renovação dos votos e brinde com o vinho guardado. O celebrante Cláudio Tôledo sugere que os noivos esperem, pelo menos, cinco anos para abrir a caixa.etsy2

Cerimônia judaica da quebra de taças

Noivos bebem vinho em uma mesma taça de cristal, em um gesto de partilha. O vinho também é símbolo de alegria na tradição judaica. Ao final da cerimônia, o noivo pisa na taça para quebrá-la e todos os convidados gritam “Mazal Tov” (que significa “boa sorte”).

Os significados da quebra da taça podem ser diversos:

  • recordação da destruição do antigo Templo de Jerusalém;
  • equilíbrio entre os momentos felizes e tristes que serão enfrentados pelo casal;
  • que ninguém mais beber daquela taça nem desfrutar do amor dos noivos.

Para evitar acidentes, envolva a taça em um guardanapo de linho ou lenço antes de ser quebrada no chão.


aevitasweddings

Cerimônia do Darumá-san

O famoso talismã japonês Darumá-san representa um sábio hindu chamado Bodhidharma, que – segundo a lenda – atingiu o estado de iluminação após meditar profundamente por nove anos. Para não adormecer e realizar seu objetivo, que era ver com a mente em vez dos olhos, o monge cortou suas pálpebras. O boneco é símbolo da perseverança e determinação no Japão. Ele vem com os olhos em branco para que a pessoa pinte uma pupila no momento do pedido. Quando o desejo for realizado, a outra pupila é desenhada. O Darumá é um lembrete para que se batalhe pelos objetivos com disciplina, coragem, dedicação e paciência.

“No dia do casamento, os noivos pintam a primeira pupila do Darumá e deixam o boneco num lugar visível da casa onde morarão. Nos próximos 365 dias, quando olharem para ele, lembrarão porque estão juntos e o motivo que os impulsiona a caminharem lado a lado. No primeiro aniversário de casamento, pintarão a segunda pupila, comemorando todas as conquistas que tiveram ao longo do ano e recordando sempre daquilo que eles querem construir na relação”, comenta a celebrante Babi Nascimento.

Rito San-san-kudo (três-nove)

Na tradição oriental, o número 3 significa boa sorte e o número 9 simboliza a aspiração à máxima boa sorte. Durante a cerimônia do San-san-kudo, um sachê é preparado e servido ao casal em 3 yunomi (xícara de chá japonesa). Os noivos as seguram com as duas mão e cada yunomi  será compartilhado pelos noivos três vezes (três xícaras, nove goles cada um). Confira o significado de cada uma delas:

  1. A primeira recorda a jovialidade e a sabedoria de Buda. Seu símbolo é o pinheiro, que permanece sempre verde em todas as estações. Juventude e a força para a vida do casal.
  2. A segunda recorda o Dharma, o caminho da compreensão e do amor. Seu símbolo é o Bambu, que é flexível. Ele se dobra, mas não se quebra. É o desejo de que os caminhos do casal não se rompam, e que os dois saibam ser flexíveis.
  3. A terceira recorda a Sangha, a comunidade que vive em consciência e harmonia. Seu símbolo é a flor da ameixeira, porque é a primeira flor a desabrochar. Abre mesmo quando ainda há neve. Representa a beleza e a coragem.jun-matsuoka

    Ritual da lavagem dos pés

    Cerimônia repleta de amor! Inspirada na vida de Jesus, os noivos lavam os pés um do outro em sinal de respeito, humildade, carinho, serviço e amor ao próximo.foto-stafany-batista

    Rito das velas

    Representa a união de duas famílias e a criação de uma nova. Os pais do noivo acendem uma vela, enquanto os pais da noiva fazem o mesmo. Então, os noivos seguram essas velas e acendem uma terceira, em sinal da nova família que está sendo construída naquele momento e da unidade dos noivos.foto-freepik

    E, caso você ainda esteja na dúvida se prefere algum ritual desses listados, ou se quer ter uma cerimônia com foco total no roteiro e na história de vocês, sem nenhum desses simbolismos, há celebrantes como a Escreva uma Carta pra Mim, que conduzem cerimônias exclusivas, baseadas na palavra e na poesia. Maurício Macri também diz que ama “contar histórias, por meio de um roteiro detalhado e elaborado com base na história particular de cada um”. Agora é só escolher!

    Quer emocionar a todos com uma declaração de amor de arrancar suspiros? Veja como escrever os votos de casamento perfeitos: 11 dicas SUPER efetivas!

Fonte: https://www.zankyou.com.br/p/diferentes-rituais-de-cerimonias-de-casamento-e-seus-significados

%d blogueiros gostam disto: